Aumente a taxa de conversão da sua plataforma de vendas Web to Print

Como as taxas de publicidade estão a subir e a concorrência no mercado de Web to Print está mais difícil a cada dia, atrair tráfego para seu site ou aplicativo é um fator muito importante para ter sucesso neste mercado, mas mais importante ainda é tirar o melhor proveito deste tráfego e melhorar suas taxas de conversão, tanto quanto possível. Vamos tentar apontar quatro melhorias simples que pode fazer facilmente, sem necessidade de ser um profissional UI/UX.

conversion rates


Botões de ação – Quando os clientes chegam à sua plataforma de impressão sob demanda, o tempo médio necessário para concluir uma venda é de 6,5 minutos, após esse tempo a taxa de conversão desce drasticamente. O processo de encomenda é relativamente longo devido à seleção de produtos e personalização de produtos on-line, os botões de ação que apontam os clientes para o produto requerido e ajudá-los a atravessar as etapas de ordenação deve ser clara e identificada com cores durante todo o processo, por exemplo botões “Próx Passo” em verde e os botões “Voltar” em vermelho. Recomenda-se também que todos os botões de ação devem ser colocados na mesma posição em todas as páginas.

Logotipos de confiança – Considerando o fato de que a maioria de seus clientes web não o conhecem pessoalmente, e devido ao crescente número de fraudes de cartão de crédito, logotipos de confiança devem ser adicionados em cada página do site, quanto mais forte a marca do logotipo é, melhor taxa de conversão do seu site terá. Os logotipos de confiança mais comuns são logotipos de cartão de crédito, logos de associações locais e logotipos de gateway de pagamento com a qual a sua empresa está colaborando.

Rostos humanos e telefone de contato – As compras online são muito robóticas e não há nenhuma presença humana para guiá-lo enquanto você está comprando. A melhor maneira de fazer com que os clientes se sintam confortáveis e saber que há um representante vivo atrás de seu site no caso de ficar bloqueado ou ter problemas futuros com a sua encomenda, é adicionar uma imagem de um operador de telefone, rostos de membros da equipe podendo assim criar a sensação de conforto e confiança. É também muito importante adicionar um número de telefone da empresa. Embora em 95% das vezes os clientes não vão chamar, mas sabendo que eles podem chamar em algum lugar e não só por e-mail e esperar por uma resposta, por si só pode aumentar a taxa de conversão acima de 40%. A opção de chamada dá os clientes um sensação de controle.

Opções limitadas – seleção de produtos online é muito mais amplo do que uma normal seleção “em estoque” e podem confundir os clientes. Qualquer confusão durante o processo de compras online reduz da taxa de conversão. Quando se trata de seu site de impressão online, tente limitar a seleção tanto quanto possível, limitar os tipos de papel que os clientes podem escolher, número de formato para cada produto, tipos de acabamento, etc.

Estes quatro pontos pode melhorar sua taxa de conversão em até 80% e podem fazer a diferença entre ter uma plataforma Web-to-Print sem sucesso ou ter uma plataforma Web-to-Print rentável.